22 de nov. de 2024
A Crew ACN (Arte Caboco do Norte) realiza neste sábado (23) um evento em homenagem a um dos seus fundadores, Gel ACN, reconhecido no cenário cultural por dedicar sua vida a fortalecer o movimento Hip Hop na região metropolitana de Belém. A programação dialoga com a exposição Insurgências e o Contraponto do Longe, no Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), onde o artista foi homenageado nomeando o beco de grafite. O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Sopa de Letras é uma ação live paint da Crew ACN, formada por Pixote, Mina, Ist, Vic, Roz, LCS, Sips, Allen, Unit, JotaGe e Rap. O evento será realizado na pista de Skate do CCBA e irá simular o que geralmente acontece na rua, onde grafiteiros fazem bombs, registrando a assinatura pela qual cada um é reconhecido. A ação está ligada à proposta da exposição Insurgências e o Contraponto do Longe, com curadoria de Débora Oliveira, Keyna Eleison, Emerson Caldas e Junior Negão.
VEJA MAIS
Assim como nas ruas, esses acontecimentos são geridos coletivamente dentro de um movimento orgânico muito singular. Débora Oliveira, curadora da exposição Insurgências, conta que a homenagem celebra as articulações de Gel dentro do cenário cultural para descriminalizar os artistas que ocupam espaços públicos. “A gente tem um movimento muito forte na cidade e eu quis levar para a exposição essas pessoas que são os agentes que fazem com que isso aconteça. O Hip Hop chega aqui em meados dos anos 80 e vai tendo uma crescente no movimento cultural muito forte, que é fundado com o movimento negro. Então a gente quis que essa ação integrasse a nossa programação do Novembro Negro, no Centro Cultural Bienal das Amazônias”, ressalta a artista.
Adriano Pixote, integrante e um dos fundadores da Crew ACN, descreve o evento como um marco significativo para o coletivo que há 20 anos vem ocupando as ruas da cidade com a arte do grafite, utilizando a liberdade artística para se expressar através da pintura e causar impacto nas pessoas. “A importância dessa exposição está em destacar que o grafite vai além de sua presença nas ruas; ele deve ser reconhecido como uma forma legítima de arte. É uma expressão criativa que pode ser apreciada, estudada e valorizada, especialmente por seu impacto cultural profundo, principalmente nas regiões periféricas. Por meio dessa exposição, buscamos desafiar preconceitos, evidenciar sua riqueza estética e mostrar como o grafite é uma poderosa ferramenta de comunicação e identidade coletiva”, afirma.
Pixote conta que, para fazer jus à memória de Gel ACN, o evento foi elaborado com o objetivo de destacar dois principais elementos trabalhados pelo artista dentro da cultura Hip Hop, o grafite e a música. “Além de expressarmos nossa homenagem por meio dos nossos grafites, convidamos dois grandes amigos e parceiros do Gel para fazerem parte desse momento especial: o DJ RG, integrante do grupo Máfia da Baixada, do qual Gel fazia parte, e Ruth Clark, cantora, representante do movimento Hip Hop e amiga querida do Gel. Essa homenagem é a nossa forma de manter viva a essência e o legado que ele deixou para todos nós”, resume Pixote.
A exposição Insurgências e o Contraponto do Longe conta também com a disposição de uma pista de skate para dialogar com a cidade. Neste sábado, será realizado um Campeonato, em parceria com a Federação Paraense de Skate (FPSK), para receber o público e envolvê-lo dentro do espaço. A competição será realizada em dois formatos, melhor manobra na “hubba”, obstáculo central da área de street, onde será determinando um número de tentativas para cada skatista; e a melhor linha na mini Ramp, com duas voltas de 45 segundos para cada atleta. Os primeiros colocados em cada formato serão premiados com peças de skate, camisetas e brindes.
As inscrições para o campeonato são gratuitas e serão feitas por ordem de chegada. Podem participar atletas de todas as idades, mas crianças menores de 12 anos precisam apresentar a autorização dos responsáveis. Judah Levy, vice-presidente da Federação Paraense de Skate, diz que a programação tem como objetivo reunir grandes nomes do skate da Amazônia e celebrar esse espaço tão importante para o skate na capital paraense.
“Essa é a primeira pista de skate feita em uma galeria de arte na região Norte, além de ser uma pista de alta qualidade, feita por profissionais especializados, conta com um espaço seguro e climatizado”, ressalta o skatista.
SERVIÇO
Best trick da Federação Paraense de Skate
Inscrições gratuitas
Data: 23/11/2024
Hora: 10h às 12h
Local: CCBA – Rua Manoel Barata, n° 400
Sopa de Letras com Crew ACN
Entrada franca
Data: 23/11/2024
Hora: 13h às 18h
Local: CCBA – Rua Manoel Barata, n° 400
Atração musical Dj RG e MC Ruth Clark
Entrada franca
Data: 23/11/2024
Hora: 18h às 20h
Local: CCBA – Rua Manoel Barata, n° 400
Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA)
Horário de funcionamento: segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.
leia também...