28 de out. de 2024
O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) realiza um workshop gratuito voltado à preservação dos elementos artísticos, com o tema “O Permanecer da Arte e a Conservação de Acervos na Amazônia”, que será ministrado por Pollyana Kato e Christiane Santos, museólogas responsáveis pelo acervo da Bienal das Amazônias.
O workshop será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, das 14h30 às 17h. O evento já foi realizado em Marabá, durante a itinerância da primeira Bienal das Amazônias, e, desta vez, chega a Belém.
O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
O workshop tem como objetivo promover uma discussão técnica sobre os desafios inerentes à preservação das obras de arte. Pollyana Kato e Christiane Santos explicam que desejam, por meio do diálogo, instigar o pensamento do público para estratégias que garantam a permanência e a integridade das criações artísticas.
“Vivemos em uma cidade com características ambientais específicas e que impactam diretamente na permanência desses acervos. Além disso, os artistas que vivenciam a nossa região trazem no seu fazer artístico as discussões e materiais que fazem parte do nosso cotidiano, por isso, para nós, é sempre fundamental falar de conservação a partir das realidades e desafios que enfrentamos todos os dias”, explica Christiane Santos.
O público terá, ainda, a oportunidade de participar de uma atividade prática para sensibilizar seu olhar sobre os objetos e para a importância dos cuidados. Os participantes visitarão as exposições para observar os materiais que compõem as obras e aprenderão quais são as problemáticas inerentes ao ambiente quente e úmido de Belém, além de orientações para o cuidado com as peças.
“O CCBA tem sido um espaço de desenvolvimento do campo museológico na nossa cidade e abre as portas para todas as discussões que envolvem a arte, que vai além das exposições que encantam o público. Assim, é extremamente importante para nós aproveitar essa oportunidade para mostrar ao público um dos processos que acontecem diariamente nos bastidores. Os participantes podem esperar muita informação, sobre o que é a conservação de arte e seus principais desafios, e como lidamos para a sua permanência”, afirma Pollyana Kato.
SERVIÇO
Workshop “O Permanecer da Arte e a Conservação de Acervos na Amazônia”, com Pollyana Kato e Christiane Santos
Inscrições: https://bit.ly/4hmwW1M
Data: Dias 6 e 7 de novembro
Hora: 14h30 às 17h
Local: CCBA - Manoel Barata, n° 400
Centro Cultural Bienal das Amazônias
Excepcionalmente neste sábado, 2 de novembro, o CCBA estará fechado, mas retoma a programação normal no domingo (3).
Horário de funcionamento: segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.
leia também...