A primeira edição da Bienal das Amazônias ocorreu em Belém (PA) entre agosto e novembro de 2023, com o tema “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, no atual Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um prédio de oito mil metros quadrados, com quatro pavimentos, onde, há anos, funcionou uma loja de departamentos, bem no centro comercial da cidade.
O evento reuniu artistas, cientistas, universidades, empresas, diversas organizações da sociedade civil, além de representantes de governos e entidades nacionais e internacionais que apóiam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
A primeira edição, reconhecida com o "Prêmio Destaques Regionais - Região Norte" da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), reuniu trabalhos de 123 artistas e coletivos dos oito países da Pan-Amazônia, além da Guiana Francesa.
A segunda edição da Bienal das Amazônias ocorrerá em Belém (PA) no segundo semestre de 2025, coincidindo com a 30ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas, a COP 30, que tem a expectativa de reunir em torno de 100 mil pessoas de 197 países, na cidade de Belém, em novembro de 2025.
Ao criar este espaço de protagonismo das artes amazônicas, a Bienal quer se firmar como uma instituição de arte que nasce no Sul Global (América Latina) e potencializa o poder narrativo dos povos amazônicos, em muito invisibilizados ou tomados por terceiros.
serviço
Águas como fonte de imaginação e desejos
de 04 de agosto de 2023 a 05 de novembro de 2023
das 9h às 19h, de segunda a sexta
Rua Manoel Barata, 400 - Belém (PA), Brasil
entrada gratuita
acesse o catálogo